Boa tarde. 14 de Dezembro de 2017
22°MIN. 
33°MÁX.
RONDONÓPOLIS - MT
  • Curta no Facebook
  • Siga no Instagram
  • Siga no Twitter


De frente para o sol? O que fazer quando seu apartamento vira um forno?!

Fonte: Angélica Anicésio | Publicado em: 28/03/2016 às 23:46
  • Compartilhe


Foto: www.rabiscando.com.br

Nosso post de hoje é uma super dica do Matheus Bertoluci, para quem mora em apartamento. Minha realidade agora! Hehehe… Imagine a seguinte situação: você procura um apartamento melhor e mais confortável, num bairro bem localizado. Encontra um excelente, perto de um mercado e de um parque (que tem até uma pracinha para as crianças, veja só!). O aluguel ou preço do imóvel cabe no orçamento, o condomínio não é tão caro, parece um sonho. Tudo dando certo… até o primeiro dia em que você passa nele.

Então, lá está você sentado na varada aproveitando a vista, quando sente o clima esquentar lentamente. A luz torna-se mais forte e de repente um clarão surge detrás das nuvens e inunda toda a sala e os quartos, não havendo local onde você possa se esconder. Sim, meu caro leitor, você arrumou um apartamento de frente para o sol. E para piorar, não é para o sol da manhã, que até faz bem para saúde (desde que não em excesso) e ajuda a acordar (embora nem todos gostem disso). Esse momento lindo que acabei de descrever acontece de tarde, mais especificamente a partir do meio-dia, numa das horas mais quentes possíveis.

Só quem passou por isso sabe da dificuldade que é conseguir tirar um cochilo ou descansar nesse período não só pelo clarão, mas também pelo calor quase insuportável – principalmente no verão e nos dias secos. Quem tem bebê ou criança pequena sofre ainda mais com a situação por conta da saúde frágil do pequeno. Então, o jeito é apelar para o ar-condicionado, ligar uns quatro ventiladores e fechar todas as janelas e cortinas do apartamento. É a primeira opção que quase todo mundo toma… até o chegar o final do mês. É nesse momento que você leva um susto ao se deparar com a conta de energia elétrica, deixando-o no terrível dilema de ter de optar entre a saúde (talvez até a vida) e o bolso.

Se não bastasse, após algum tempo, você começa a reparar que as cortinas estão mais desgastadas e pálidas, descolorindo. Os móveis também apresentam a mesma condição, especialmente aqueles perto da janela. Não que o sol seja o culpado disso, talvez o problema seja o aquecimento global que contribui para o aumento da temperatura, fura a camada de ozônio e deixa raios solares mais fortes passarem e essas coisas. Mas o fato é que a luz forte está provocando isso. Então o que fazer? Para ajudar a encontrar essa solução e devolver suas tardes confortáveis e com clima agradável, separamos 4 itens que podem ajudar na hora de se proteger dessa situação.

Use um Blackout

Blackout é um tipo de forro ou revestimento especial que tampa completamente a passagem da luz solar. Pode ser feito de plástico ou lona, como os modelos mais antigos, ou de um forro delicado e suave. Com ele o negócio é brusco e a escuridão completa (ele escurece bem o ambiente, o suficiente para te confundir sobre que horas são). Existem modelos semelhantes ao formato das cortinas comuns ou que podem ser enrolados.

Ideias Proteger Apê do Sol - Blog Rabiscando 2

Adesivos e Insulfilm

Alguns tipos de adesivos escuros (como papel contact) e de textura fosca podem ajudar também, mas você irá precisar trocá-los de tempos em tempos, pois até eles se desgastam com a luz forte. Porém, não se preocupe tanto, pois não é em termos de semanas, mas sim de meses e até anos.

Mais conhecido por ser usado nos vidros de veículos, o insufilm também pode ser aplicado nos vidros das janelas. E graças ao índice de porcentagem de bloqueio de luz, ainda é possível escolher o material de acordo coma a intensidade de luz que se deseja que passe para o ambiente. A instalação da película é feita por empresas e profissionais especializados, geralmente agendando-se um dia para o técnico colocar nas janelas.

Ideias Proteger Apê do Sol - Blog Rabiscando 3

Persianas

Aqui a indicação pode variar, pois existem muitos modelos de persianas no mercado. Variam desde o tipo de material com que são feitas até os formatos diferenciados que apresentam. Entre elas temos: rolô, vertical, horizontal etc. Mas as que são extremamente úteis na hora de escurecer o ambiente, são as feitas de plástico ou madeira.

Ideias Proteger Apê do Sol - Blog Rabiscando 4

Cortinas

Ok, esse item aqui não deu muito certo na história, mas às vezes a culpa foi do tipo de cortina escolhida. É óbvio que as cortinas mais finas comuns provavelmente não protegerão tanto, exceto se forem de algum tecido especial. Cores claras também não ajudam, então o jeito é apelar para cortinas de cores mais escuras. “Mas isso vai estragar a minha decoração!”, podem pensar uns, então o jeito é arrumar uma cortina mais grossa mesmo ou feita de um tecido impermeável contra a luminosidade. Desse modo, você preserva a cor e a estética do seu lar.

Hoje em dia no mercado há inúmeras opções para você cobrir as janelas do seu apartamento e ter um clima mais fresco ali dentro. O que não pode é deixar de aproveitar esse espaço tão especial para você e sua família, tendo que fugir toda tarde dali para não passar mal de tanto calor.

Gostaram das nossas dicas de hoje? Quem já passou ou passa por uma situação parecida?

Para conferir dicas e conteúdos novos se inscreva no meu canal, te espero: www.youtube.com/angelicaanicesio

Não deixe de seguir o Rabiscando nas Redes Sociais e ficar por dentro de todas as novidades: Blog - Facebook - Youtube – Instagram – Twitter – Google+

Um super beijo! :*




* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!