Bom dia. 23 de Junho de 2017
18°MIN. 
31°MÁX.
RONDONÓPOLIS - MT
  • Curta no Facebook
  • Siga no Instagram
  • Siga no Twitter


Com a homologação de novos aparelhos, Marinho Franco passa a ser um dos mais seguros do Estado

Fonte: Primeira Hora, com assessoria | Publicado em: 23/06/2016 às 14:55
  • Compartilhe


Foto: assessoria

O município de Rondonópolis instalou recentemente no Aeroporto Maestro Marinho Franco o sistema de instrumento de voo chamadoPrecision Approach Path Indicator, em português, Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão – Papi e passou a contar também com o RNAV. A empresa Braxton Sistemas concluiu a instalação no início do mês de junho, faltando apenas a homologação. Na noite desta quarta-feira o voo para a inspeção dos aparelhos e aprovação de uso foi feita. A partir daí os aparelhos estão aptos a funcionar.

 

A inspeção foi feita por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – Decea, onde uma aeronave-laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo - GEIV sobrevoa o aeródromo para verificar se os equipamentos estão funcionando de forma precisa. Na oportunidade foi feita a inspeção no aeroporto relativa ao RNAV, para confirmação das coordenadas geográficas. Um novo voo deve ser marcado, desta vez relativa ao Papi.

 

O Secretário Municipal de Transporte e Trânsito – Setrat, Argemiro Ferreira, explica que os equipamentos vão proporcionar mais segurança para os que usam o aeroporto da cidade. “A instalação e a operação por instrumento ajuda os pilotos no pouso e decolagem. Problemas meteorológicos que antes não permitiam o pouso e decolagem devem ser minimizados com a instalação dos equipamentos. O que não garante o funcionamento do aeroporto em casos de tempo muito fechado e com baixa visibilidade”, explica.

 

VOO LABORATÓRIO

 

O GEIV é um avião aparentemente comum, só que em seu interior há um laboratório eletrônico de alta precisão. Sua tripulação é composta por profissionais de alta qualificação, com curso específico e treinamento adequado ao exercício dessa atividade. O GEIV voa todo ano, praticamente todos os dias, inspecionando periodicamente equipamentos de auxílio à navegação aérea.






* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!