Boa tarde. 29 de Abril de 2017
18°MIN. 
34°MÁX.
RONDONÓPOLIS - MT
  • Curta no Facebook
  • Siga no Instagram
  • Siga no Twitter


Em audiência na 44ª Exposul, ministro Blairo Maggi anuncia que Mapa vai elaborar novo Seguro Rural

Fonte: Da Assessoria | Publicado em: 15/08/2016 às 07:56
  • Compartilhe


Foto: Mike Alves/Primeira Hora

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, anunciou que dentro de 90 dias serão apresentadas alternativas para se criar o que ele considera um novo caminho para o Seguro Rural. A afirmação foi feira durante a audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizada na 44ª Exposul, na tarde desta sexta-feira, em Rondonópolis (MT).


O Seguro Rural é um importante instrumento para o meio agrícola, por permitir ao produtor proteger-se de perdas decorrentes de fenômenos climáticos e, de acordo com entidades ligadas ao agronegócio, apesar de ser o estado brasileiro com maior volume de produção agrícola do Brasil, Mato Grosso é que menos tem utilizado o Seguro Rural. Apesar de ser um grande ser um grande produtor mundial, o Brasil tem apenas 14% da produção assegurada.


Durante a audiência o ministro da agricultura se propôs a elaborar, juntamente com a equipe técnica do Mapa um novo Plano de Seguro Rural que contemple produtores de todo país.


O relator da CRA, o senador Wellington Fagundes, ressaltou que o agronegócio continua sendo o pilar da economia nacional, o segmento rural foi o único que conseguiu se sobressair em 2015.  “A relevância do agronegócio para nosso desenvolvimento é inegável, por isso me causa surpresa saber que setor não dispõe de uma estrutura de Seguro Rural adequada capaz de reduzir os riscos associados a suas atividades. Sei que estruturar um novo modelo de Seguro Rural não tarefa fácil, pois envolve muitas questões, mas confio na nossa capacidade de fazer algo que possa mudar o atual modelo de Seguro”, frisou o senador.


De acordo com o ministro da agricultura, Blairo Maggi, serão adotadas medidas para melhorar o Seguro Rural levando mais tranquilidade para o produtor. “O Brasil tem uma diversidade de culturas muito grande e o Seguro Agrícola é muito importante para os agricultores. Já aumentamos os limites de seguro em 2015, mas vamos tomar outras iniciativas que possam se adequar às sugestões apresentadas pelos produtores”, destacou o ministro.


A audiência pública faz parte de uma série que teve início no estado do Rio Grande do Sul, agora em Mato Grosso, e a terceira audiência será realizada na Bahia.  


Na ocasião também estiveram os Cidinho Santos, José Medeiros e Elmano Ferrer (do Piauí), os deputados federais Fabio Garcia e Adilton Sachetti, o deputado estadual Ondanir Bortolini e a deputada Magda Moffato (de Goiás), além de secretários, produtores rurais e prefeitos de municípios. 



Foto: Mike Alves/Primeira Hora




* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!