Excesso de calor provoca chuva de gelo na zona rural de Guiratinga (vídeo)

Fonte: Reportagem Primeira Hora

Publicado em: 19/10/2016 às 09:38

Foto: Eder Pesavento

Uma tempestade de granizo, ocorrida na tarde de terça-feira (18) assustou moradores e produtores rurais de uma comunidade de Guiratinga conhecida como Estrela.

 

A chuva de gelo não provocou estragos de relevância, mas como é incomum no local chamou a atenção.

 

O empresário Eder Pesavento registrou o momento em que as pedras caiam com mais intensidade em sua propriedade. O vídeo mostra que o gelo rapidamente se acumulou no solo. 

 

Chuva de granizo

 

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climático (CPTEC) o granizo forma-se quando gotas de água, levadas pelas fortes correntes ascendentes, congelam, caem pela nuvem e são novamente capturadas na corrente ascendente. Uma camada adicional de água congela à volta da bola de gelo de cada vez que esta faz uma viagem ascendente pela nuvem. Eventualmente, o granizo torna-se pesado demais para ser de novo levado na ascenção, por isso cai para o chão. 

 

 



* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!