Bom dia. 25 de Março de 2017
25°MIN. 
33°MÁX.
RONDONÓPOLIS - MT
  • Curta no Facebook
  • Siga no Instagram
  • Siga no Twitter


Aparelhos de segurança aérea do Aeroporto Maestro Marinho Franco já estão em funcionamento

Fonte: Primeira Hora, com assessoria | Publicado em: 21/10/2016 às 18:14
  • Compartilhe


Foto: assessoria

Na próxima segunda-feira (24), serão inaugurados, no Aeroporto Maestro Marinho Franco, às 9h, os sistemas Papi (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e o Rnav. Os aparelhos fazem parte de um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão da Prefeitura de Rondonópolis e proporcionam melhores condições de navegação aérea, além de permitir o pouso em condições meteorológicas desfavoráveis.


Na última semana ocorreu à homologação do último aparelho, o Papi. A aprovação ocorreu após a visita técnica e o sucesso do voo experimental realizado pela Força Aérea Brasileira.


De acordo com o secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Fabrício Miguel Correa, o Papi juntamente com o Rnav, sistema responsável por fornecer aos pilotos coordenadas geográficas por meio do sistema GPS, que baliza a navegação aérea, já estão em funcionamento no aeroporto.  


“O prefeito cumpre o seu papel como gestor. Essa era uma demanda local e após a instalação dessas tecnologias estarão minimizados os problemas com cancelamento de voos ou aterrissagem, proporcionando tranquilidade aos passageiros e boas condições para as empresas aéreas trabalharem”, disse o secretário.


Entenda o Papi e Rnav


O Papi é um sistema de luzes, que informa os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação final à pista para aterrar. O equipamento é composto por quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas (9,3 Km) durante o dia, e a 20 milhas (37 Km) à noite.


Já o Rnav é um sistema de navegação com coordenadas geográficas por meio do sistema GPS, em que a aeronave voa por uma sequência de pontos até o local de destino. Com o RNAV as aeronaves não precisarão mais ziguezaguear entre os auxílios baseados na superfície para alcançar seus destinos. As aeronaves em RNAV voam diretamente de um ponto para o outro.




* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!