Aparelhos de navegação aérea ampliam segurança do aeroporto de Rondonópolis e abrem portas para novas empresas

Fonte: Primeira Hora, com assessoria

Publicado em: 24/10/2016 às 14:58

Foto: assessoria

Grande demanda da população local, os aparelhos de navegação aérea, que garantem maior segurança para passageiros e empresas aéreas, foram colocados em funcionamento no Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco em cerimônia simbólica na manhã desta segunda-feira (24).  Diversas autoridades locais estiveram presentes, entre elas o representante do senador Wellington Fagundes, João Antônio Fagundes, secretários da gestão, vereadores reeleitos e eleitos na última eleição. 

 

Segundo o secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Fabrício Miguel Correa, durante a gestão do prefeito Percival Muniz, o aeroporto de Rondonópolis, recebeu uma série de investimentos, e a instalação do Papi (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), o Rnav, sistema responsável por fornecer aos pilotos coordenadas geográficas por meio do sistema GPS, que baliza a navegação aérea e a Epta (Estações Permissionárias de Telecomunicações Aeronáuticas) permitem que a navegação aérea se torne mais segura. 

 

“Também foram adquiridos para o aeroporto municipal o detector de metais e o raio-x, que elevou o grau de segurança do canal de inspeção, além da pavimentação do local e recuperação da pista de pouso e aterrisagem. Hoje temos os riscos minimizados em nosso aeroporto, graças a dedicação de toda nossa equipe, sociedade civil e principalmente do nosso prefeito Percival Muniz”, disse o secretário. 

 

A Prefeitura cumpriu o acordo que havia realizado entre o Governo de Mato Grosso e Governo Federal, na qual ficou responsável por adquirir quatro itens, de 12 que deveriam ser implantados no aeroporto.

 

Para o prefeito Percival Muniz, a obrigação do município foi feita e foi além, adquirindo aparelhos que não eram de sua responsabilidade. Percival diz que nunca se investiu tanto e hoje nenhuma empresa aérea pode usar a desculpa que o aeroporto de Rondonópolis tem uma sinalização inferior ao aeroporto de Cuiabá. 

 

“Nosso aeroporto é o único do interior do estado que reúne as condições e que possui todos os equipamentos de navegação aérea em pleno funcionamento. Com esse investimento, nossa expectativa é que mais empresas aéreas venham para o município, disponibilizando voos para regiões que atendam as demandas locais. A instalação desses equipamentos de segurança é vista com bons olhos pelas empresas aéreas, que passam a gastar menos com o seguro, e voltem a pensar em se instalar na cidade”, comentou. 



* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!