Boa noite. 21 de Novembro de 2017
22°MIN. 
28°MÁX.
RONDONÓPOLIS - MT
  • Curta no Facebook
  • Siga no Instagram
  • Siga no Twitter


Vereador propõe que prefeitura utilize profissional da área as Optometria em escolas e unidades de saúde

Fonte: Da Assessoria | Publicado em: 20/04/2017 às 16:37
  • Compartilhe


Foto: Assessoria

O vereador peemedebista Claudio da Farmácia, propôs na Casa de Leis um projeto que indica à administração pública municipal contratar profissionais da área da Optometria, com curso superior, para atuar nos Programas de Saúde da Família – PSF’s, Centro de Atenção Integrada à Saúde – CAIS, Unidades Básicas de Saúde – UBS, escolas municipais e outros organismos, tais como consultórios.


 
A lei foi aprovada pelos vereadores e segue para sanção ou veto do prefeito Zé Carlos do Pátio. O objetivo do projeto de lei é ofertar atendimento à saúde visual, especialmente de forma primária, promovendo a correção de problemas refrativos e detecção de outros problemas que afetam a visão ou podem ser identificados pelo profissional.


 
O legislador explica que a fila para oftalmologia é grande e a contratação deste profissional contribuiria para minimizar a demanda. “O Optometrista só não é autorizado a diagnosticar doenças, por este motivo é possível aproveitá-lo para consultas e exames em crianças, com o objetivo de identificar, precocemente, doenças relacionadas à visão”.


 
A lei garante que, se diagnosticada a necessidade de tratamento invasivo ou de se indicar medicamentos, o profissional Optometrista deverá encaminhar o paciente ao corpo clínico especializado. “A Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde já reconhecem o papel de profissionais não médicos no atendimento de saúde visual, entendimento este que vem sendo respaldado no País pelo Superior Tribunal de Justiça”, concluiu.




* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!