Boa noite. 22 de Setembro de 2017
°MIN. 
°MÁX.
RONDONÓPOLIS - MT
  • Curta no Facebook
  • Siga no Instagram
  • Siga no Twitter


Curitiba sedia Jogos Escolares da Juventude

Fonte: Portal Brasil com Rede Nacional do Esporte | Publicado em: 13/09/2017 às 09:49
  • Compartilhe


Foto: Arquivo/COB Ao todo, 28 delegações estão representadas na competição

Uma das maiores vitrines para a revelação de novos atletas para o País, os Jogos Escolares da Juventude começaram, nesta terça-feira (12), em Curitiba (PR). Cerca de 4 mil jovens de 12 a 14 anos disputam medalhas em 13 modalidades.

 

Os atletas competem em partidas de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez e futsal. Todos os estados enviaram equipes, além da representante da cidade-sede.

 

As instituições públicas respondem por grande parte das 1.401 escolas, com representantes de 475 cidades. São 501 instituições estaduais, 14 federais, 334 municipais e 552 particulares.

 

Embaixadora

 

Primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha da natação em mundiais e recordista mundial nos 50 m costas em piscina curta, Etiene Medeiros competiu nas provas dos Jogos Escolares dos 13 aos 17 anos.

 

"Neste ano fiz questão de estar aqui como embaixadora. Sei o quanto é importante para os jovens. Competi nos últimos Jogos da Juventude, em 2004, e tenho certeza de que vai ser uma semana prazerosa. O evento foi importante na minha carreira e terei a oportunidade de vivenciar no outro lado, como inspiração", disse a campeã mundial.

 

Dos 465 integrantes da delegação olímpica que esteve no Rio de Janeiro no ano passado, 52 já haviam passado pelos Jogos Escolares.

 

Os Jogos Escolares da Juventude são uma versão dos Jogos Estudantis Brasileiros (Jebs), realizados desde 1969. O evento conta com as etapas municipais e estaduais – que neste ano reuniram cerca de 40 mil alunos. O evento é organizado com recursos da Lei Agnelo/Piva – repassados pelo Ministério do Esporte. Do montante repassado, 10% são destinados ao esporte escolar, R$ 22 milhões, e 5% para o universitário.




* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!