Bom dia. 19 de Novembro de 2017
22°MIN. 
28°MÁX.
RONDONÓPOLIS - MT
  • Curta no Facebook
  • Siga no Instagram
  • Siga no Twitter


Nem chuva atrapalha abertura da 10ª edição da Caravana

Fonte: SES-MT | Publicado em: 17/10/2017 às 11:02
  • Compartilhe


Foto: Gcom-MT/Mayke Toscano

Na abertura da 10ª Caravana da Transformação nesta terça-feira, em Tangará da Serra, nem a chuva atrapalhou a chegada dos primeiros pacientes que vieram em busca dos serviços.  A expectativa é que o evento, realizado no Módulo Esportivo da cidade, preste 7 mil atendimentos e cerca de 4 mil cirurgias oftalmológicas, com pacientes oriundos de 14 cidades da região.

 

Além de Tangará, a cidade sede, a caravana vai atender moradores de Alto Paraguai, Arenápolis, Barra dos Bugres, Campos de Júlio, Campo Novo dos Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal e a etnia indígena Enawenê-nawê, do município de Brasnorte.

 

A Caravana iniciou seus atendimentos às 5h e estão sendo realizados normalmente conforme a chegada dos pacientes, que devem estar munidos de um documento de identificação com foto e o Cartão SUS. Equipes da Superintendência de Saúde e Vigilância em Saúde da SES estão no local para dar o suporte necessário.

 

Segundo Sônia Regina Andrade, diretora do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra (ERS), que está atuando em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) na Caravana, a realização do evento na cidade será de grande valor. “Na primeira etapa, que foi no município de Barra dos Bugres, aconteceu que a demanda do nosso município era muito maior do que poderia ser atendida. Por isso, fizemos questão de trazer de volta e ser a sede para também poder proporcionar o atendimento aos municípios próximos”, pontuou Sônia.

 

Os atendimentos das cidades estão divididos entre os dias da Caravana, para que possam ser recebidos com comodidade e todos os municípios listados sejam atendidos. Hoje, de acordo com o pré-agendamento, os municípios de Tangará da Serra (cidade-sede), Arenápolis, Barra do Bugres, Diamantino, Nova Olímpia e Nortelândia serão os primeiros a serem atendidos.

 

Nesta terça-feira, apenas as consultas e exames serão realizados. Caso o paciente apresente a necessidade de alguma intervenção cirúrgica, que se iniciam nesta quarta-feira (18.10), ali mesmo já é efetuado o agendamento. Alguns serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra também estarão disponíveis nos chamados “Dia D” (sexta e sábado), como testes rápidos de HIV, aferição dos níveis de glicemia, pressão arterial e aplicação de cerca de mil doses da vacina contra a gripe H1N1.

 

“Nós temos uma população de mais de 100 mil habitantes somente em Tangará, então se a gente for trabalhar com o número de 7% de idosos, teríamos um bom número para estar atendendo”, ressaltou Sônia.

 

A 10ª edição da Caravana da Transformação conta com uma estrutura coberta de 10 mil m², com banheiros, praça de alimentação, ventilação e espaços destinados a outros serviços que serão oferecidos no local durante o evento. A estrutura de alimentação possui alvará de funcionamento provisório e já passou pela inspeção sanitária da Vigilância. A estimativa é de que cerca de mil consultas, com pacientes que foram anteriormente triados e passaram por um pré-agendamento, sejam realizadas por dia. 




* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!