Boa noite. 10 de Dezembro de 2017
25°MIN. 
33°MÁX.
RONDONÓPOLIS - MT
  • Curta no Facebook
  • Siga no Instagram
  • Siga no Twitter


Política nacional de alimentação e nutrição é discutida em encontro em Cuiabá

Fonte: SES-MT | Publicado em: 07/12/2017 às 15:00
  • Compartilhe


As ações dos programas estratégicos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAM) de Mato Grosso estiveram em discussão durante o VIII Encontro Estadual de Coordenadores Regionais de Alimentação e Nutrição (VIII EECRAN), realizado pela área técnica da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde. Dúvidas, dificuldades e também soluções baseadas nas diretrizes do PNAM foram apresentadas pelos participantes com objetivo de fortalecer as políticas em conjunto com os municípios.

 

Durante dois dias (30 de novembro e 1º de dezembro), coordenadores regionais de alimentação e nutrição dos Escritórios Regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (ERS) compartilharam suas experiências e práticas. Dentre os temas, foram discutidos: Vigilância Alimentar e Nutricional; Promoção da Saúde e da Alimentação Adequada e Saudável, com ênfase no Guia Alimentar para a População Brasileira e nos programas da Obesidade e Obesidade Infantil; Prevenção e Controle dos Agravos Nutricionais; sistemas de controle dos Programas de Distribuição de Micronutrientes (Vitamina A, Ferro e NutriSUS), de avaliação antropométrica e consumo alimentar (SISVAN) e da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB);

 

Os participantes também discutiram os sistemas de financiamento fomentados pelo Ministério da Saúde e que são repassados ao Estado e aos municípios e o Programa Bolsa Família na Saúde. Os debates tiveram a participação da nutricionista Maria Fernanda Moratori, membro da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde.

 

No encerramento do Encontro, os participantes elaboraram uma Súmula, na qual consta as ações que deverão ser executadas no período 2017/2018 e também uma proposta inovadora de construção coletiva do Plano de Trabalho Anual (PTA) para o ano de 2019, no que se refere às ações de Alimentação e Nutrição em Mato Grosso.




* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!