Boa noite. 22 de Fevereiro de 2018
21°MIN. 
30°MÁX.
RONDONÓPOLIS - MT
  • Curta no Facebook
  • Siga no Instagram
  • Siga no Twitter
  • :
  • :


Jogos de Inverno começam com esperança diplomática para as Coreias

Fonte: RedeTV! | Publicado em: 09/02/2018 às 14:46
  • Compartilhe


Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang começam oficialmente nesta sexta-feira (9), com uma cerimônia de abertura que promete reunir 35 mil pessoas.

 

Além do frio, que deve bater recordes em uma competição do tipo, as Olimpíadas poderão cumprir seu objetivo histórico, de promover a paz entre os povos. As Coreias, que há 12 anos não competiam juntas e que viram a tensão para uma nova guerra aumentar dia após dia no ano passado, entrarão sob uma única bandeira na abertura.

 

"O espírito olímpico reuniu duas partes que, por muito tempo, ficaram divididas. Os Jogos trouxeram uma real esperança para um futuro mais luminoso na península coreana", ressaltou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. 

 

As competições que reunirão 92 países, de fato, já começaram há dois dias. Mas, a partir de hoje, até o dia de 25 de fevereiro, os olhos do mundo estarão voltados para a Coreia do Sul - seja no campo político ou esportivo.

 

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, acolheu o chefe da diplomacia norte-coreana, Kim Yong-nam, e deu um aperto de mão pra lá de simbólico ao receber o mais alto representante do país comunista desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953. 

 

O encontro aconteceu na cidade Yongpyeong, que também recebeu o vice dos EUA, Mike Pence, e o premiê japonês, Shinzo Abe.

 

A irmã do ditador Kim Jong-um, Kim Yo-jong, chegou ao país vizinho num jato particular acompanhada de 22 pessoas. Ela é a primeira da dinastia Kim a pisar em solo sul-coreano desde 1948. Moon também cumprimentou Kim neste sexta.

 

Seul ainda não desistiu de proporcionar uma reunião entre Pence e a delegação de Pyongang, mesmo com a negativa de Washington de realizar o encontro.

 

A equipe de hóquei feminino jogará com atletas dos dois países. É a terceira vez que uma equipe coreana unificada se apresenta num evento esportivo - as outras foram no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa no Japão e no Mundial Sub-20 de Futebol em Portugal, ambos em 1991.

 

Já o último desfile olímpico conjunto aconteceu nos Jogos de Inverno de Turim, em 2006.





* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!