Boa noite. 23 de Abril de 2018
20°MIN. 
33°MÁX.
RONDONÓPOLIS - MT
  • Curta no Facebook
  • Siga no Instagram
  • Siga no Twitter
  • :
  • :


Poconé, Cáceres, Cuiabá e Rondonópolis recebem 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Fonte: Ascom Famato | Publicado em: 13/04/2018 às 15:15
  • Compartilhe


Na próxima segunda-feira (16/04) começa o 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Pantanal de Corumbá-MS. A primeira cidade a receber o ciclo será Poconé, dia 16/04, a partir das 13h, no Sindicato Rural do município, e às 19h as palestras serão em Cáceres. Os interessados em participar deverão fazer suas inscrições gratuitas nos sindicatos.

 

Na terça-feira (17/04) as palestras serão no Sindicato Rural de Cuiabá, às 18h. E na quarta-feira (18/04) o ciclo passará no Sindicato Rural de Rondonópolis, a partir das 18h.

 

O evento, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), tem o objetivo de levar palestras específicas que auxiliem o produtor pantaneiro a melhorar o manejo do gado, a produtividade, sanidade animal e rentabilidade na fazenda.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Poconé Arlindo Márcio de Moraes, iniciativas como essas são muito importantes para a região. Segundo ele, um dos maiores problemas dos produtores locais é a rentabilidade.

 

“Estamos apoiando todas as atividades voltadas para os produtores pantaneiros. Aproximadamente 80% do município de Poconé está inserido no Pantanal e a nossa vocação natural é para a cria de gado. Todos os projetos que vêm para melhorar, trazer investimentos e conhecimentos para o homem pantaneiro são muito bem-vindos. Assim, ele consegue desenvolver a atividade com sustentabilidade e rentabilidade”, afirma o presidente.

 

Entre os palestrantes estão a pesquisadora da Embrapa Juliana Corrêa Borges Silva que abordará sobre os “Novos resultados com o uso de sêmen refrigerado na IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo)”. Juliana irá apresentar os resultados do projeto de pesquisa financiado pela Embrapa que utiliza o sêmen refrigerado em substituição ao tradicional sêmen congelado.

 

O pesquisador Urbano Gomes Pinto de Abreu falará sobre os resultados econômicos de sistemas intensificados por meio de IATF e desmama precoce no Pantanal. Urbano irá destacar os efeitos da desmama precoce no Pantanal, o desempenho dos bezerros, o reflexo na reprodução das matrizes e os custos da estratégia de suplementação, visando o aprimoramento e a adaptação desta tecnologia a este tipo de ambiente e outros.

 

A brucelose bovina será debatida pelo analista de Pecuária da Famato Marcos Coelho de Carvalho. O tema da palestra será “Estratégias de combate à brucelose bovina em Mato Grosso”.

 

Na oportunidade serão entregues exemplares da Cartilha do Produtor – Brucelose, elaborada pela pelo Sistema Famato e parceiros. O conteúdo da cartilha traz para o produtor rural informações de prevenção e combate à brucelose – doença contagiosa nos bovinos que também causa danos graves à saúde humana.

 

Os encontros também terão o apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso.

 

Para mais informações, os contatos dos sindicatos são: (65) 3345-1208 - Poconé; (65) 3223-2111 - Cáceres; (65) 3623-0554 – Cuiabá e (66) 3423-2990 – Rondonópolis.

 

SERVIÇO

 

POCONÉ

 

O que: 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando: 16 de abril (segunda-feira)

Onde: Sindicato Rural de Poconé

Horário: 13h

Informações e inscrições: (65) 3345-1208

 

 

CÁCERES

 

O que: 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando: 16 de abril (segunda-feira)

Onde: Sindicato Rural de Cáceres

Horário: 19h

Informações e inscrições: (65) 3223-2111

 

CUIABÁ

 

O que: 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando: 17 de abril (terça-feira)

Onde: Sindicato Rural de Cuiabá – Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro

Horário: 18h

Informações e inscrições: (65) 3623-0554

 

 

RONDONÓPOLIS

 

O que: 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando: 18 de abril (quarta-feira)

Onde: Sindicato Rural de Rondonópolis

Horário: 18h

Informações e inscrições: (66) 3423-2990





* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!