Boa noite. 23 de Abril de 2018
20°MIN. 
33°MÁX.
RONDONÓPOLIS - MT
  • Curta no Facebook
  • Siga no Instagram
  • Siga no Twitter
  • :
  • :


Equipe do Telessaúde se reúne com os profissionais de saúde do Cermac

Fonte: SES-MT | Publicado em: 14/04/2018 às 10:01
  • Compartilhe


Uma reunião com os profissionais de saúde foi realizada na tarde desta quinta-feira (12.04) no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), com o objetivo de apresentar a eles como funciona o Programa Nacional Telessaúde, que auxilia na consolidação das Redes de Atenção à Saúde ordenadas pela Atenção Primária no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda faz uso de modernas tecnologias da informação e comunicação para atividades a distância relacionadas à saúde.

 

As tecnologias utilizadas pelo Telessaúde visam possibilitar a interação entre profissionais da área de saúde, por meio do acesso remoto a recursos de apoio diagnóstico, atividades de tele educação e solicitação de teleconsultorias, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. Esta foi a segunda etapa desta ação que visa trazer os profissionais para participar do programa.

 

De acordo com a diretora do Cermac, Jocineide Rita dos Santos, aproveitou-se também o encontro para inaugurar uma nova sala, que foi totalmente reformada com a colaboração dos servidores do Centro e será direcionada para cursos, treinamentos e reuniões. O local onde aconteciam esses eventos possuía um espaço menor, o que não proporcionava tanto conforto e não possibilitava a participação de um número relevante de pessoas.

 

“Temos dentro do Cermac médicos que são capacitados em áreas em que as demandas no Estado são grandes e que estão em evidência: hanseníase, tuberculose e HIV. Então, ao invés de o atendimento se resumir apenas ao consultório, com o Telessaúde se torna uma educação de forma continuada e permanente, pois o programa pode estar falando com todo mundo”.

 

A coordenadora do Núcleo do Telessaúde Mato Grosso, Maria Conceição E. Villa, conduziu a reunião e mostrou aos profissionais de saúde como funciona o programa e apresentou também o site e como acessar as informações nele contidas.

 

Conceição ressaltou também que o programa segue em busca de parcerias para as aulas que ficam disponíveis na página do YouTube. “O Telessaúde vem buscando a adesão de profissionais de saúde, especialistas para atuarem como teleconsultores e também realizar as webaulas. Assim, aproveita-se o conhecimento destes profissionais para qualificar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios por meio do Telessaúde”.

 

A coordenadora destacou, ainda, a qualidade do serviço oferecido pelos profissionais de saúde dentro da instistuição, e sua utilidade para o Telessaúde. “Como o Centro de Referência possui profissionais altamente qualificados para essa função, torna-se de suma importância a participação deles neste programa”, finalizou.





* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!